Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

 

 

Projeto ECOS encerra ano de atividades com exposição

O Projeto ECOS Ribeira Seca, promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Ribeira Grande em parceria com o Instituto da Segurança Social dos Açores, encerrou mais um ano de atividades, que decorreu de Outubro de 2015 a junho de 2016.

De modo a dar a conhecer o trabalho desenvolvido, o grupo promoveu uma exposição intitulada de “Ambiente e Ambientes”, que esteve patente ao público na Junta de freguesia de Ribeira Seca de 28 de junho a 01 de julho.

O evento promoveu uma mostra de trabalhos manuais, registos fotográficos, e ainda uma pequena horta de interior. Sendo os principais objetivos do projeto desenvolver competências pessoais e sociais, partilhar experiências, promover a resolução de problemas e definição de estratégias ao nível local, consideramos que as dinâmicas desenvolvidas potenciaram a aquisição de um vasto leque de competências, refletindo-se na mudança de atitude, comportamento, motivação e envolvimento no grupo. As atividades realizadas ao longo do ano tiveram em conta o interesse do grupo, no qual, entre outras tarefas, as participantes aperfeiçoaram os seus dotes culinários e de doçaria, participaram em workshops, nomeadamente de alimentação saudável e decoração de bolos com pasta de açúcar, trabalhos alusivos às épocas festivas (natal, carnaval e páscoa), participação em sessões teóricas, noções de costura, entre outros.

Nesta edição do ECOS, demos destaque à construção de puffs, onde recorremos à reutilização de materiais, como pneus velhos, tecidos, e outros adornos que sem dúvida fizeram a delícia de miúdos e graúdos, uma vez que todas as participantes construíram os seus puffs. Além dos objetivos traçados, foi possível reforçar outros valores como a importância da reciclagem e reutilização de materiais, noções básicas do conceito de empreendedorismo social e economia familiar sustentável, entre outros, todavia foi o despertar de potencialidades, a validação de competências e a capacitação feminina que mais marcaram a edição 2015/2016 do Projeto ECOS.

Este ano o ECOS contou ainda com a presença dos mais pequenos, durante as interrupções letivas, no qual foram desenvolvidas atividades em família. Por fim, tecemos um agradecimento muito especial à Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande e ao Instituto da Segurança Social dos Açores, promotores do projeto, bem como à Junta de Freguesia de Ribeira Seca, que gentilmente nos cedeu o espaço, a todos um bem-haja.

Relacionado

 

Voltar